Highslide for Wordpress Plugin

A importância da Arte Marcial na vida moderna

Categorias: EVA na prática de esportes

A importância da arte marcial na vida modernaMuitas modalidades de artes-marciais são tão antigas quanto os países das quais se originam, como China, Japão e até Índia.

O Jiu-Jitsu, por exemplo, era a arte marcial dos nobres samurais do Japão Feudal. O Taekwondo surgiu há cerca de dois mil anos, segundo descobertas arqueológicas que confirmam sua prática 50 a.C. O Muay Thai foi criado há mais de mil anos e, atualmente, é considerado uma das mais poderosas lutas do mundo, que vem ganhando notoriedade mundial, devido ao crescimento significativo de praticantes.

Práticas tão antigas e ao mesmo tempo tão atuais

As antigas modalidades de artes marciais continuam sendo muito praticadas porque os conceitos vão muito além da defesa pessoal, pois visam fortalecer o físico, a mente e o espírito e dessa forma, transpassam as barreiras do tempo.

Outras modalidades de artes marciais foram criadas tendo como referência modalidades mais antigas. É o caso do Judô, que foi criado no final do século XIX, a partir de estilos de Jiu Jitsu, e atualmente é um esporte olímpico de grande repercussão. Outro exemplo é o Aikido que foi criado no início do século passado.

Na nossa correria de vida moderna, repleta de trabalho, trânsito, compromissos, preocupações, enfim, com estresse nosso de cada dia, precisamos fazer alguma atividade para descarregar toda nossa energia, e que ao mesmo tempo, nos abasteça de ânimo e satisfação pessoal. Nada melhor que um bom treino de alguma arte marcial!

Percebendo estas vantagens, muitos pais colocam seus filhos para treinar desde cedo, e possivelmente estas crianças serão adultos mais realizados, com alta auto-estima.

Além dos benefícios físicos, já está comprovado que o esporte traz inúmeros benefícios psicológicos, estimulando a capacidade de concentração, o controle emocional, o autoconhecimento, o aprendizado com as vitórias e derrotas e principalmente o desenvolvimento do espírito de competitividade sadio.

Todos estes aspectos são essenciais na nossa vida moderna, portanto se você ainda não é praticante de arte marcial, comece agora e logo irá perceber os benefícios na sua vida. E se você é praticante, parabéns! Continue sua jornada enfrentando os desafios da vida de frente, como um bom adversário.

E qual a melhor arte marcial?

Os grandes mestres dizem que não existe uma arte marcial melhor do que a outra, mas sim, artistas marciais melhores que outros. O que realmente importa é o grau de afinidade que o praticante tem em relação a um estilo, ou até mesmo a vários estilos. Assim, cada um pode procurar o que é melhor para si.Veja os significados dos nomes de algumas artes marciais:

  • Aikido: modo de harmonizar as energias
  • Capoeira: área de vegetação rasteira (áreas que os escravos fugitivos formavam os quilombos)
  • Jiu Jitsu: arte suave
  • Judô: caminho da flexibilidade ou caminho suave
  • Karatê: caminho das mãos vazias
  • Kung Fu: trabalho duro
  • Muay Thai: boxe tailandês
  • Taekwondo: o caminho das mãos e dos pés
  • Marjó Couto

Presidente da FEPLAM – Federação Paulista de Lutas e Artes Marciais
www.feplam.com.br

Conheça a Linha Tatame Eureka para artes marciais

Comentários

1 Comentário

  1. Ivan Silva disse:

    JUUDÔ

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *