Artesanato em EVA – Flores para apliques

Artesanato em EVA - Flores para apliques

Imagem: Blog Artesanatos da Tally

Flores feitas a partir do eva são fáceis de fazer, não tomam muito do seu tempo, não precisam de materiais muito difíceis de encontrar e podem ser utilizadas em qualquer aplique artesanal de seu gosto.

Como já dissemos, o material utilizado é de fácil aquisição, e é possível que você já os possua, em casa. Você precisará de uma caneta, tesoura (com ou sem ponta), cola quente, miçangas, cola glitter e, é claro, do próprio eva. Para produzir a flor, é preciso preparar, antes de tudo, alguns moldes. Moldes no formato das folhas, das pétalas, etc. A partir daí, você poderá utilizar esses moldes como bases para recortar o eva no formato deles, que deseja obter. Lembre-se de escolher a placa de eva da cor e textura que mais se assemelha a peça artesanal que quer obter. É interessante possuir, também, pedaços de acrílico, de preferência, em forma de folhas e as miçangas, já citadas, para incluir no miolo.

Flores para apliques

Arte: Ariane Silva dos Santos

Pra começar a montar sua flor, é preciso passar a cola nas pequenas pétalas de eva recortadas, para colá-las ao círculo maior, formando a “flor”, em si. Após preencher o círculo com as pétalas, você notará que sobrarão alguns espaços milimétricos a serem ocupados. Neles, você deverá utilizar outras pétalas, dobradas e coladas, apenas, na ponta, para formar aquela “segunda camada” sobreposta, de pétalas, que toda flor possuí. Após esse processo, você deverá cortar um pedaço do eva em formato de tira, fazendo zigue-zagues, por ele. É preciso passar um pouco de cola na ponta e enrolá-lo, de uma ponta à outra, para que fique no formato de uma flor, a fim de dar mais um acabamento, formando um “miolo” da flor. Feito isso, basta colar esse miolo junto ao círculo com as pétalas, no centro. Daí, será hora de passar cola nas folhas de acrílico e colocá-las nos entremeios da segunda camada de pétalas. Feito isso, pegue a miçanga, passe um pouco de cola, nela, e a coloque no meio do miolo da flor, dentro de toda a tira de eva enrolada. Então, pegue a primeira folha recortada, aquela maior, feita com molde, passe cola nela e a fixe por debaixo da flor, deixando uma ponta exposta. Se quiser, pode usar a caneta para rabiscar a folha e deixá-la mais parecida com as verdadeiras.

A cola glitter servirá pra decorar o interior das pétalas e da folha, fazendo enfeites e dando contornos. Após isso, espere de 20 minutos até meia hora, para que seque e sua flor estará pronta. Um exemplo claro, das possibilidades que as placas e folhas de eva representam, como boas opções para o seu artesanato. Essa e outras peças, são fáceis de fazer, práticas e pdem decorar os mais diferentes ambientes ou, mesmo, serem vendidas e utilizadas como fonte extra de renda.

3 comentários

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?