Cuidado com as lesões durante a prática de pilates

Cuidado com lesões durante a prática de pilates
Fez aula de pilates e sentiu dor? Você deve ter exagerado e agora o seu músculo está lesionado. Diferentemente do que muitos pensam, ter um dia seguinte da prática de pilates cheio de dor não é vantagem e sim problema. A dor é decorrente de treino com sobrecarga muscular e isso vai completamente contrário ao que o pilates tem como princípios.

Essa dor sentida por um ou dois dias é chamada de Dor Muscular de Início Retardado (DMIR) ou Dor de Ocorrência Tardia (DOT). Como é decorrente de uma lesão, acaba se transformando em um quadro inflamatório que prejudica o proposto pelo programa de pilates.

A dor faz com que células importantes para obter os resultados sejam menos produzidas. O mesmo ocorre com algumas organelas responsáveis pela recuperação e hipertrofia muscular. Quando isso ocorre, o resultado demora mais para ser obtido.

Por isso, caso a pessoa sinta dor após as aulas deverá conversar com o seu instrutor para que ele reveja o treino, de modo que as lesões sejam evitadas e o resultado possa ser obtido com mais rapidez.

Como evitar lesões durante a prática de pilates

  1. Nunca tente treinar pilates sem ter um instrutor por perto. É necessário ter cuidado e aplicar a técnica certa para ter bons resultados.
  2. Faça os exercícios em local apropriado e em colchonete de EVA em espessura adequada.
  3. Procure uma academia boa, com profissionais devidamente treinados e qualificados para oferecerem um bom treino.
  4. Não exagere. Lembre-se de que sentir dor não é bom nem no dia a dia nem para obter resultados no pilates.

Com calma e cuidado, a prática de pilates pode ser boa e relaxante!

Adquira o seu colchonete de EVA e corra se inscrever na academia! 

1 comentário

  • mario disse:

    fui fazer pilates para resolver uma dorzinha na coluna lombar e sabe o que eu ganhei alem de gastar dinheiro devo ter rompido alguns musculos porque dói para cruzar as pernas..fiz rx da bacia e das coxas..lesão nos musculos…
    cuidado ..muito cuidado….

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?