Diferença entre luta e artes marciais

Diferença entre luta e artes marciais

É muito comum vermos as pessoas confundirem luta com artes marciais ou afirmarem que são coisas iguais. Elas têm algumas diferenças, mas quais?

A luta tem como base a oposição, o combate direto. Portanto difere-se de esportes como futebol, basquete, vôlei ou outros em que há interação com outro objeto, no caso a bola e o alvo seja é gol, por exemplo.

As artes marciais surgiram como uma luta corporal própria para guerras. Ao longo do tempo e da evolução das armas de fogo, a luta corporal perdeu importância na guerra, mas o nome foi mantido.

As modalidades de luta que surgiram para serem usadas na guerra eram chamadas de “Bujutsu” no Japão. Quando o uso delas na guerra não se mostrou mais tão eficiente, foram explorados outros lados da luta, como o desenvolvimento o ser humano em si e os japoneses passaram a chamá-las de “Budo”, por conta da inclusão de elementos filosóficos. Tanto o “Bujutsu” quanto o “Budo” são chamados de Brasil de artes marciais.

Como forma de se manterem vivas e valorizadas pela sociedade, as modalidades de lutas foram mais inseridas no contexto esportivo e a competição tornou-se um ponto importante, já que tornava a luta um espetáculo chamativo. Sendo assim, elas ganham regras específicas e foram inseridas em vários torneios.

De acordo com as informações acima, o Taekwondo é uma luta porque envolve combate com o alvo, mas como foi originado de outras modalidades com objetivos bélicos (para guerra) e envolve o autodesenvolvimento, também podemos chamá-lo de arte marcial.

Sejam lutas ou artes marciais, é recomendado o uso materiais de treino de alta qualidade. A linha Eureka Fitness dispõe de produtos ideais para atividades físicas como tapetes e colchonetes fáceis de limpar, de transportar a feitos para absorver impactos. Entre em contato com a gente e adquira o melhor em E.V.A.!

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?