Estampando EVA com tecidos

Estampando EVA com tecidos
Algumas pessoas encontram dificuldades para acharem EVAs decorados. Por isso, mostraremos como é possível estampar o EVA com tecidos, de forma fácil, simples e rápida, sem se preocupar com altos custos (na verdade, é bem barato de fazer), nem com os materiais que serão usados, uma vez que são pouquíssimos.


Materiais necessários:

Para decorar o EVA com tecidos, você vai precisar de uma folha/placa de EVA (uma boa dia são os produtos da Eureka), da cor que desejar, um pincel de tamanho médio, um pedaço de tecido, tesoura grande e sem ponta, de preferência, e cola de tubo (rótulo azul, se possível).


Estampando o EVA com o tecido:

Para começar, é importante salientar que você deve usar as placas de EVA dos tipos mais finos possíveis. Evite usar os mais grossos. Isso porque, quanto mais fino o EVA for, mais bonita a peça vai ficar, quando você for dar o acabamento final e utilizá-la. EVAs grossos dão um aspecto diferente a peças estampadas com tecidos. Também é importante que você meça o tecido no EVA, para ter a exata noção do tamanho com o qual vai trabalhar. Feito isso, deixe um pouco (pouco, mesmo) do tecido sobrando para fora do EVA e use a tesoura para cortá-lo, obtendo a medida certa e igual a do tecido. Feito isso, não economize na cola. Jogue-a sobre o EVA e use o pincel para espalhá-la, muito bem espalhada, sobre todo o EVA. É importante que você seja generosa, na quantidade de cola usada, pois, assim, será mais difícil que, aos espalhar com o pincel, partes do EVA fiquem sem cola suficiente (principalmente, as pontas, que costumam descolar mais facilmente)

Após passar a cola por todo o EVA, espalhá-la e dar aquela ultima passada nos cantos e pontas, para garantir que tudo está correto, coloque o tecido por cima, tomando cuidado para não deixar partes dele dobradas ou amassadas. Estique-o bem e não o pressione, muito. As vezes, pode acontecer da cola sair, um pouco, pelos poros do tecido. Isso é normal. Depois que a cola secar, a junção do tecido com o EVA ficará perfeita, bem encaixada e sem manchas. O tempo recomendável de secagem da peça é de, pelo menos, 12 horas ou, até você passar a mão sobre ela e perceber que já está pronta. Dependerá do seu tato, no momento. O aconselhável é esperar de um dia para outro, entre o processo de estampagem e utilização da peça, para não haverem riscos de algum pedaço ficar sem cola suficiente, se soltando, com o tempo.

Peças de EVA estampadas com tecido são ótimas, para aqueles que querem dar uma cara diferente aos seus trabalhos artesanais, uma vez que mudam o estilo, a estampa do produto final, e não prejudicam seu trato, em geral. O recorte do EVA continuará intacto, assim como a facilidade de manuseá-lo. O artesão não notará qualquer diferença ou dificuldade, oriunda da estampa. Apenas, evite utilizar EVAs de cores fortes, para esse tipo de trabalho com estampas. Isso porque uma cor mais forte pode acabar interferindo, também, na cor da estampa do tecido. O melhor é optar por cores suaves, como amarelo, rosa e o branco, que não interfere na cor do tecido.

 

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?