Inventando com o EVA

Inventando com o EVACom a maioria dos materiais encontrados em papelarias, é possível criar maravilhas artesanais, gastando muito pouco, para isso. O EVA caracteriza-se por dar razão à essa proposta, devido ao fato de ser uma borracha flexível, bem maleável e que pode ser moldada, ao gosto de quem for utilizá-la.

Um de seus tipos mais utilizados são as placas, que possuem espessuras variáveis, de acordo com a cor da folha utilizada. Algumas podem ser mais flexíveis que a maioria, outras, mais durinhas, mais grossas, finas e, por aí, vai. Seu tamanho, espessura ou cor vai depender da finalidade que quiser dar à ela. O importante é que você esteja consciente de que cada placa de EVA possui vantagens e desvantagens, na aplicação que desejar utilizar, já que são feitas para usos específicos. As mais grossas, por exemplo, são ótimas para construir bases de guirlandas e plaquinhas, enquanto as finas são mais recomendadas para traços delicados, em peças artesanais mais elaboradas, como rostos e braços de bonecos, corações, flores, revestimento de bolinhas de isopor e outros detalhes sutís, que necessitam de precisão.

Corte

Outro ponto essencial, no uso do EVA e construção de artesanatos, a partir dele, é sobre quais materiais devem ser usados. Para transferir o molde para a placa de EVA, é preciso de um palitinho, daqueles usados em churrasco ou mesmo aqueles de manicure. Já para cortes, o estilete é o mais indicado, em peças grandes, por conferir maior precisão ao corte. Para peças médias, as tesouras de criança são as melhores, desde que em ponta fina e afiadas. Agora, se a sua intenção é construir peças com detalhes cheios de curvas, como mãos, corações e afins, aquelas pequenas tesouras de cortar unha, que são vendidas nas farmácias, são as mais indicadas.

Colagem

As colas mais utilizadas são as instantâneas, que deixam o trabalho com o melhor acabamento possível, sem dar volume extra, e a boa e velha cola quente, que fixa tecidos, botões ou mesmo quando a intenção é trabalhar com EVA e isopor, juntos.

Coloração

Para colorir seus trabalhos, dê preferencia para as canetas de cores pretas de tinta permanente. Elas servem para contornar os desenhos, desenhar olhos e outros pequenos detalhes. Na hora de colorir, de fato, o melhor é optar pelas tintas acrílicas foscas. Poucas opções de cores devem ser escolhidas, já que seu propósito é o de sombrear e criar contraste, entre sua cor e a do EVA. Uma opção que costuma passar despercebida é a de utilizar blush de maquiagem, para preencher o espaço das bochechas, em bonecas, por exemplo. Você vai economizar na compra de material e os resultados serão tão satisfatórios quanto.

O pincel, por sua vez, pode ser usado para sombrear, para contornar, pintar. As opções são muitas: chanfrado, linear, de luz seca…

Decoração do EVA

Essa é a hora em que usar a imaginação e a criatividade fazem toda a diferença. Dependendo do que você estiver fazendo, seu trabalho pode ser enriquecido com o uso de tecidos, palhas, musgo, fitas botões e o que mais você puder acrescentar.

 

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?