Mais do que útil, versátil!

O crescimento do EVA no cenário artesãoEtil Vinil Acetato este é o significado de E.V.A, material que passou a ser utilizado como peça artesanal no final dos anos 90, antes disso, só era encontrado em chinelos e poucos outros itens. Suas vantagens como fácil armazenamento, facilidade de manuseio, versatilidade, enfim, fez com que este produto caísse nas graças de todos os artesãos e muitos dos professores primários.

EVA nada mais é do que aquela borracha colorida, utilizada geralmente em trabalhos artesanais, trabalhos escolares e até mesmo em pisos para crianças. Uma curiosidade é que a muito tempo o EVA passou a ser utilizado pelas indústrias de calçados e professores e artistas perceberam que era um material muito fácil de se manusear, limpar e muito resistente e passaram a utilizá-lo em trabalhos nas escolas, em artesanatos, como objeto decorativo e brindes.

O EVA é mais conhecido como “material emborrachado”, já que se destaca pela sua flexibilidade, chamando atenção ainda pela sua versatilidade de cores e infinidade de coisas que podem ser confeccionadas o utilizando como matéria prima. Ele ainda se adapta a qualquer ambiente, seja em decoração de festas ou no dia a dia.

Mas é bom deixarmos claro que o EVA não vive apenas de se transformar em lembrancinhas, hoje ele é utilizado como decoração em diversos tipos de locais da casa, deixando de ser apenas uma decoração infantil.

Ele pode ser encontrado em bolsas, carteiras, relógios de parede e espelhos, assim como em quartos dos adultos e cozinha, por exemplo.

Uma boa utilização do EVA requer alguns truques e dicas, como a sua colagem. Ela pode ser feita com cola quente, de contato ou preparação, sendo as duas últimas as mais adequadas para este material, a cada etapa da colagem espere até que a cola seque por completa, isso evita que as peças saiam da posição.

Para se trabalhar com o EVA as tesouras afiadas e limpas são as melhores, as menores, de pontas curvas são as mais indicadas para os trabalhos com peças pequenas e as tesouras grandes para peças maiores e nos cortes retos, utilize ou um estilete ou uma régua.

 

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?