Materiais para começar a usar o EVA

Materiais para começar a usar o EVATodos sabemos que, quando o assunto são as funcionalidades do EVA, opções são o que não faltam. Hoje, existem peças produzidas para diferentes ambientes: casas, quartos, salas, cozinha, aniversários, festas, buffets, escolas, dentre uma gama imensa de possibilidades. Tudo isso, possível devido a sua grande variedade de cores e texturas, que facilita o seu manuseio e a diversidade de opções que o artesão possuí, na hora de escolher com qual irá trabalhar.

Normalmente, para começar a trabalhar com o EVA, você se utilizará, quase que sempre, de um lápis macio, tesoura grande e/ou pequena (as pequenas, fundamentalmente, de ponta fina), canetas permanentes, cola quente, cola glitter, cola de contato, tinta acrílica, tinta pva, tinta de relevo multidimensional e lápis aquarelável para contornos e sombreados.

Quando se usar a tinta relevo multidimensional, seja com ou sem glitter, é possível aplicá-la tanto nas bordas da peça que estiver sendo montada a partir do eva, para obter o “relevo”, quanto em todo o resto da peça. Se a sua ideia for optar pela segunda hipótese, o ideal é se utilizar de um pincel, para aplicar a tinta por todos os cantos. Existem, atualmente, no mercado, algumas opções de tinta relevo dimensionais em tons variados, dos mais claros aos mais escuros, que conseguem proporcionar um toque diferente e especial ao seu trabalho com EVA, por um preço mais barato e em conta. Uma dica, para quem deseja aplicar o lápis aquarelável, com o intuito de obter sombreamentos, é usar um cotonete, para maior precisão em contornos e detalhes. Outra opção é se utilizar um pincel chanfrado, baseando-se na técnica de pintura em madeira, para fazer esse sombreado. Por sua vez, o verniz acrílico pode ser utilizado para peças que fiquem muito tempo expostas, como guirlandas de portas

A limpeza do EVA também é algo que chama a atenção, de quem o utiliza, constantemente. Ninguém gosta de utilizar um material sujo, desbotado ou que não desperte boa aparência, quando pronto. Por isso, sugerimos algumas dicas, que variam, é claro, conforme o tipo de “limpeza” que você deseje realizar. Caso seu problema seja com cola de contato, o uso de acetona e cotonete, para remoção, é o ideal. Se o problema for a poeira ou algo semelhante, o bom e velho detergente com uma bucha simples, lavando e deixando para secar na sombra, deve resolver.

Pronto, agora é só escolher o EVA na textura e cor que mais agrada e mãos a obra.

 

1 comentário

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?