O que é placa de E.V.A.

O que e placa E.V.A.

A sigla E.V.A. significa um processo de alta tecnologia que mistura Etil, Vinil e Acetato (E.V.A.), que resulta em placas emborrachadas e muito conhecidas entre artistas, artesão, entre outros. Além dos elementos acima citados, o E.V.A. conta também com agentes de expansão, ativadores, cargas, resinas, pigmentos, auxiliares de processo, polímeros, borracha ou termoplásticos. Esses produtos resultam em um material que pode apresentar densidade, abrasão e dureza, contudo, as placas de E.V.A. podem ser encontradas em diversas gramaturas.


Características das placas de E.V.A.

As placas de E.V.A. possuem algumas características importantes que o tornam um material indispensável para diversas aplicações. Uma delas é realizado por artesãos, outra, nas escolinhas como material de ensino e até mesmo de segurança. Isso mesmo, devido as placas de densidade mais forte, podem ser ótimas para absorver impactos.

  • Material Atóxico (não prejudica a saúde)
  • De fácil limpeza (um pano umedecido)
  • Aderente (antiderrapante)
  • Resistente
  • Emborrachado
  • Colorido (diversas cores para alegrar ainda mais suas aplicações)

Quais as principais aplicações

A aplicação deste material varia conforme a criatividade da pessoa que está trabalhando com o produto. Por exemplo, caso for um artesão, as possibilidades de criar com esse tipo de material são praticamente infinitas, isso sem mencionar o resultado das peças.

Devido a sua quantidade de cores disponíveis e materiais que podem ser adicionados ao trabalho do artesão com as placas de E.V.A. os resultados podem ser muito mais gratificantes para quem faz e muito mais chamativo para quem leva.

Além do artesanato, as placas de E.V.A. podem ser utilizadas em playgrounds como piso. Por terem a características de borracha, são ótimos amortecedores de quedas e impactos. Claro, comprando a placa ideal com a espessura necessária. Caso tenha dúvidas qual seria o melhor para este fim, nada melhor do que consultar quem entende de E.V.A., entre em contato com a Eureka.

As placas de E.V.A. também são utilizadas como tatames de academia, podem ser ótimos para proteger o seu bebê que começa a querer a andar e etc.


Materiais para se trabalhar com E.V.A.

Os materiais para se trabalhar com as placas de E.V.A. podem variar conforme seu projeto. Por exemplo, caso for fazer um aviso de porta, um trabalho simples, rápido e bonito. Não precisará de muitos materiais, agora, caso estivermos falando de algo mais complexo, é necessário ter todo material essencial para a montagem de seu trabalho. Veja abaixo:

  • Cola (pode ser a bastão, dupla-face, cola quente ou de pressão)
  • Canetinha (para desenhar ou pintar)
  • Tesoura (de pontas redondas ou a que achar melhor)
  • Outros: alguns projetos são mais enfeitados do que outros, por isso, observe os modelos escolhidos e sempre pense de uma maneira para deixa-lo mais bonito ainda. Tenha em mãos purpurina, olhinhos e mais alguns adereços que possam melhorar ainda mais o seu trabalho.
  • Paciência: trabalhos artesanais nem sempre saem como queremos, por isso a prática é importante de ressaltar, portanto, caso seja um artesão em início de carreira, tenha paciência e continue melhorando a cada novo trabalho.

Placas de E.V.A. na empresa

Mas as placas de E.V.A. não se limitam apenas ao artesanato. Devido a sua praticidade e versatilidade, algumas empresas adotaram este material para melhorar o desempenho de seus funcionários. Por exemplo, devido a sua característica emborrachada, as placas de E.V.A., podem ser recomendadas para funcionários que permanecem de pé durante muito tempo.

Desta maneira, as pernas não ficam sobrecarregadas com o peso do próprio corpo, além de ajudar na circulação e no próprio bem-estar. Também podem ser utilizados como quadros informativos, como mousepad e forração para móveis.


Placas de E.V.A. para pessoas físicas

As placas de E.V.A., são bem conhecidas por profissionais liberais (artesãos) devido a sua praticidade e a beleza que traz para as peças criadas. Hoje em dia, com os avanços da internet, muitos modelos de produtos com E.V.A., podem ser encontrados com uma simples pesquisa pele rede de computadores.

E os resultados, podem ser dos mais complexos aos mais simples. Claro que o resultado depende da experiência do artesão e também da qualidade dos produtos empregados na confecção da peça, por isso, para valorizar ainda mais seu trabalho, compre materiais de qualidade.

A Eureka é uma empresa de E.V.A., que conta com experiência no mercado e conhecimento no produto que vende, ou seja, caso queira deixar seu trabalho ainda mais valioso, nada melhor do que adquirir suas placas onde realmente se entende a respeito deste material tão versátil.


Placas de E.V.A. e outras aplicações

As placas de E.V.A. também estão presentes nas escolas de educação infantil. Crianças aprendem melhor quando manuseiam determinadas peças e, nada melhor do que manusear uma letra com olhinhos, sorriso e etc. Além de memorizar o formato da peça, as crianças acabam percebendo que aprender pode ser algo divertido.

Outro emprego do E.V.A. em escolinhas se refere ao quesito segurança. Crianças correm e, infelizmente, crianças caem, algo que faz parte do cotidiano de qualquer escola. E, para evitar acidentes, nada melhor do que proteger as paredes e também o piso com folhas de alta densidade de E.V.A. Folhas destinadas para este fim costumam ser comercializadas com encaixes, ou seja, como um imenso quebra-cabeça.

As placas também são recomendas para residências que tenham crianças que estão começando a aprender a andar. Nada melhor do que proteger seu bebê de possíveis quedas ou batidas. Uma forma de ficar um pouco mais tranquilo.

E agora que sabe um pouco mais a respeito das placas de E.V.A. e suas aplicações, nada melhor do que procurar por algum projeto interessante e liberar sua alma de artesão. Mas é importante lembrar que, não basta apenas o melhor material ou as melhores placas, é necessário paciência, como todo tipo de arte precisa.

Caso se arrisque em algum dos pontos acima descritos, tenha paciência consigo mesmo e saiba que, estamos em constante movimento de evolução, ou seja, a cada novo trabalho, vamos melhorando cada vez mais. Arrisque-se e continue sempre tentando.

Outro detalhe que vale lembrar é: as placas de E.V.A. não são encontradas apenas com cores lisas. Devido ao sucesso deste material, hoje em dia é possível encontra-lo com tratamentos diferentes, tais como: com bolinhas, com flores, com desenhos, com glitter e etc.

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?