E.P.E. e E.V.A. – Diferenças e propriedades
O E.P.E. é o polietileno expandido e o E.V.A. é etileno e acetato de vinila. São dois tipos de espuma de alta densidade que são muito famosas e usadas por serem flexíveis, terem bom preço, serem resistentes à água, absorverem choque e proporcionarem isolamento térmico. Claro que como são duas espumas diferentes, há variação quanto aos itens que citamos, saiba mais sobre E.P.E. e E.V.A. com a lista abaixo.
Diferenças e propriedades do E.P.E. e E.V.A.
- Durabilidade
- Por ter uma estrutura de célula fechada o E.V.A. é mais durável do que o E.P.E. Apesar de ambas serem ótimas na redução de impacto, o E.V.A. leva a vantagem em aplicações que serão usadas exaustivamente, devido a sua maior durabilidade.
- Elasticidade
- Outro ponto positivo do E.V.A. em relação ao E.P.E. é quanto à elasticidade. A resistência elástica do E.V.A. é muito maior, assim como os níveis de alongamento e resistência à compressão. Por isso em alguns casos, o E.V.A. pode até ser usado para substituir a borracha.
- Usos e aplicações
- Os dois podem ser usados para isolamento acústico, confeccionar material esportivo, fazer embalagens, entre outros. Quando precisar de um material de custo acessivel e que necessite de uma durabilidade muito grande, o E.V.A. é a escolha correta. Por isso, muitas vezes é o escolhido para embalagens, forro de bagagem, painéis de portas, entre outros.
E você? Prefere usar qual para seus trabalhos?
Aprenda ainda mais com as dicas da Eureka E.V.A.!