Uso do E.V.A. na construção

Comprar EVA - Placas


Você provavelmente está acostumado a ver o EVA sendo usado em brinquedos infantis e artesanato, mas poucos sabem que ele também é usado na construção civil. Você sabia disso? Então conheça a história do tijolo de espuma vinílica acetinada (E.V.A.).


 

Como o E.V.A. pode ser usado em construções

Um dos problemas dos mais diversos tipos de indústria é a geração de resíduos, e com o E.V.A. isso não é diferente. As sobras existem e é necessário destiná-las a algum lugar.

Paulo Peceniski e Andrea Ritzmann trabalhavam com estojo para instrumentos musicais e todo mês tinham mais de 3 mil toneladas de sobras de E.V.A. Quando notaram eles tinham 20 toneladas de sobras e não sabiam o que fazer com elas.

Sabendo da necessidade de dar um destino ecologicamente correto, um casal de empresários e empreendedores curitibanos começou a pesquisar e conseguiu fabricar um tijolo de espuma vinílica acetinada (EVA). O resultado foi tão positivo que o casal fez a própria casa com 550 m2 usando esse tijolo. O resultado foram ambientes com proteção térmica e acústica e muito resistentes.

A ideia do tijolo foi de um amigo do casal. Após fazerem os primeiros, enviaram para Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (I.P.T) e conseguiram a certificação para usá-los na construção.

Vantagens do tijolo de E.V.A.

Como tem um ótimo isolamento térmico, ele pode ser usado em qualquer parte do país. Além disso, o isolamento acústico é perfeito, garantindo o silêncio e conforto dentro de casa. Ótimo também para construção de escritórios e demais ambientes comerciais.

Além de evitar o desperdício de E.V.A., a pessoa que usar esse bloco em sua construção terá um material muito durável em mãos, pois esse material leva mais de 250 anos para se decompor, podendo passar de 400 anos.

Esse projeto inicial foi feito praticamente artesanalmente, no fundo da fábrica do casal. Porém, com o resultado tão bom e eficiente, pode ser uma promessa na construção civil.

1 comentário

Deixe seu comentário

Open chat
Olá, quer conversar?